sábado, 5 de outubro de 2013

Escrita Criativa: Planejando o texto

Antes de começar escrever um livro é preciso planejá-lo, pensar sobre o tema, ideias e personagens, bem como identificar as técnicas de linguagem e a forma de apresentação do texto para então começar a escrever.

Para fazer o planejamento, você precisa se concentrar nas seguintes áreas:


•Sobre o que é o texto (temas e ideias)
•Sobre quem é o texto (personagens e como eles falam)
•Como as ideias ou personagem são mostrados

Após identificar as técnicas de linguagem e a forma de apresentação do texto, você fará a conclusão resumindo o ponto principal e como você o provará. Para não se perder, você deve seguir a estrutura montada.  

As primeiras 16 linhas do seu livro chamam a atenção do leitor e/ou editor para o livro. Elas devem ser ótimas, pois a grande maioria para de ler um livro já na primeira página, poucos seguem para os próximos capítulos e a minoria termina o livro.

Como fazer para prender a atenção do leitor?

Algo muito forte precisa acontecer já no começo do livro, o elemento tensão é que chama a atenção do leitor e o faz querer saber por que aconteceu aquilo e o que acontecerá depois. Muitas vezes pode se utilizar o recurso de começar o texto com uma cena de ação, o ponto alto da ação e depois você volta no tempo para contar como o personagem chegou àquela cena.

O restante do livro é desenvolvido de acordo com o desenrolar da estória, que pode ser: contar tudo o que aconteceu com o personagem até aquela primeira cena de ação ou o que aconteceu depois dela, ou ambas. Aí depende de como o escritor planejou a estrutura do texto.

Para estimular o leitor a continuar a ler o livro, cada capítulo deve terminar com um suspense, ou seja, nunca revele tudo naquele capítulo. Por exemplo: o personagem precisa tomar uma decisão importante, ficar, lutar e salvar a mocinha (isso pode custar-lhe a vida) ou fugir, buscar ajuda para então resgatar a mocinha (uma retirada estratégica). Você termina o capítulo antes de revelar a escolha do personagem, isso despertará a curiosidade do leitor e fará com que ele vá para o próximo capítulo para descobrir o qual a  decisão do personagem. O mesmo vale para os livros em série; você precisa deixar um gancho para o próximo livro.


Raphaela Mello

Nenhum comentário:

Postar um comentário