terça-feira, 24 de maio de 2016

10 dicas para começar a escrever

Você deseja escrever uma estória e não sabe por onde começar? Sempre que nos vem à mente uma ideia, situação ou cena e pensamos, isso daria uma boa estória, temos vontade de colocar no papel ou computador. Porém quem já tentou sabe que, visualizar a cena é uma coisa, escrever é outra.

Escrever é saudável. Terapeutas indicam a escrita para seus pacientes como forma de terapia, principalmente àqueles que ao se deitarem ficam “ruminando” os pensamentos. Colocar os problemas no papel transmite ao cérebro a mensagem que o assunto já foi analisado e que não precisa mais pensar sobre o assunto.
Quando se toma gosto pela atividade se deseja escrever mais e mais. É um exercício saudável e gostoso, mas, voltando à pergunta inicial, como começar? A resposta é simples, começando. Aí vão algumas dicas:

1- Tema central: antes de começar a digitar, defina qual o tema central. Ele dará rumo à estória. Como ela começa, o que acontecerá no desenrolar e no final.

2- Cenas: onde se passará a trama. País, cidade, campo, dentro ou fora de casa...

3- Número de personagens: quantos personagens terão na estória, lembrando que, quanto maior o número, mais complexa se torna o desenrolar da trama e para quem está começando isso pode dificultar um pouco.

4- A estória do personagem: para que o leitor se identifique ou não com o personagem, o autor deve mostrar quem é o personagem. Assim como as pessoas, ele deve ter uma estória, família, situações que o tornaram o “mocinho” ou o “vilão”, isso tornará a trama mais verídica.

5- Vícios de linguagem: cuidado com os vícios de linguagem, a não ser que seja uma característica do personagem que o autor queira mostrar ao leitor, eles devem ser evitados, pois são palavras e expressões que deturpam e dificultam a manifestação do pensamento.

6- Visualize a cena: ao escrever, feche os olhos e imagine a cena, onde ela se passa, o que os personagens fazem, quais são seus gestos...

7- Ortografia: não se preocupe a princípio com a ortografia, depois você fará isso. Se ficar parando para revisá-lo o texto não sairá do lugar.

8- Leia: quanto mais você ler, mais facilmente as ideias fluirão. Observe como os autores colocam o texto.

9- Ambiente: observe o ambiente ao seu redor, ele é rico em cenas que podem ser utilizadas nos textos.

10- Anote as ideias: tenha sempre ao lado um caderninho e caneta. Anote as ideias, mesmo que pareçam absurdas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário